Genderless: moda sem gênero
Donos! Tudo beleza com vocês? Quem acompanha o blog sabe que
as tendências do universo masculino estão aqui. E, claro, também cabe aqui mostrar que o mundo está em constante transformação e que, sim, precisamos
acompanhá-lo.
Desde 2016, mais ou menos, o novo termo na moda começou a
ganhar força: o genderless. Na prática significa moda sem gênero, ou, o nosso
tão conhecido unissex. Naquele ano, a grife Louis Vuitton lançou a campanha
verão com o Jaden Smith, então com 17 anos, filho de Will Smith, usando roupas
“femininas”.
Jaden Smith usando Louis Vuitton |
Outras marcas super relevantes também aderiram à moda no
mesmo ano, como Gucci, Armani e Prada. A Selfridges propôs uma experiência aos seus
clientes ao misturar as seções masculinas e femininas. Mas a tendência de minimizar a diferença de
gêneros nas roupas começou lá na década de 20.
A pioneira Coco Chanel pegou do nosso guarda-roupa algumas peças
consagradamente masculinas, como a calça pantalona e a camiseta bretão. Sim!
Ambas inspiradas dos uniformes da marinha francesa. Demais, não é mesmo?
Os marinheiros franceses |
Depois, o conforto do nosso vestuário também veio na Yves
Saint Laurent, Emilio Pucci, Giorgio Armani, Ralph Lauren e tantos outros. Uma coisa é certa! Para a mulherada é mais natural esse
passeio pelo nosso armário. Elas até ficam mais charmosas usando uma camisa larga,
um paletó mais soltinho e tal. Agora, e nós? Será que conseguimos circular na
moda delas?
A carioca Beira, da estilista Lívia Cunha Campos, acredita
que sim. Com duas coleções por ano, atemporais e sem designações como feminino
ou masculino, a marca oferece peças funcionais e com foco na construção das
modelagens. “Essa nova coleção representa um aprofundamento em técnicas de
pigmentação e busca por fibras sustentáveis”, afirma Lívia, que estará
apresentando as novidades no dia 25 de abril, no Parque Ibirapuera, dentro da SãoPaulo Fashion Week. O equilíbrio dos volumes e as fibras como a seda e o
algodão destacam as calças, casacos, camisetas e saias.
Criada em 2014
a Beira é uma das marcas mais promissoras do país e tem
grande parte da sua venda no mercado internacional. Com atelier de costura no
Rio de Janeiro, a coleção completa pode ser encontrada em lojas selecionadas de
São Paulo como a Pair - sua maior representante - Choix e Void, além de estar
presente em dez pontos internacionais, entre EUA, Japão e Europa, em lojas como Totokaelo ,
Henrik Vibskov Boutique e Stand Up Comedy.
E aí? Topam se aventurar?
abraços,
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