ALPARGATA: O BISAVÔ CADA VEZ MAIS JOVEM

Fala Donos! Tem “bisavô” por aí que está cada vez mais jovem e fazendo sucesso na moda. É a alpargata, esse estiloso e confortável calçado, feito de lona, muito popular no Sul do Brasil e em países vizinhos como Argentina e Uruguai.  Como dizia uma das primeiras propagandas do produto, lá por 1907 (isso, mesmo! É “véio” pacas!), “seus pés ficam à vontade o dia todo”. Quem usa modelo centenário, assim como eu, assina embaixo.

A mulherada fashionista usa direto faz tempo! Agora, entre nós, os homens, percebe-se que à moda vem aumentando, ano a ano. Ainda bem. E não só nos sulistas, mas nos rapazes de outros estados, principalmente os mais quentes.  “Temos alpargatas feitas com diferentes materiais, então, no verão acabamos tendo mais opções em tecidos finos enquanto que no inverno buscamos tecidos mais grossos, como jacquards, feltros, atanados. O que possibilita vendermos, já, para todo o Brasil”, afirma Caroline Dal Castel, proprietária da Casa Perky, de Porto Alegre, que vende os produtos da marca Perky, também da capital.

E foi-se o tempo em que a alparagata vestia os nossos pés apenas no final de semana, durante um passeio no parque, uma ida para a praia ou num almoço em família. Além de cair muito bem no visual, ser confortável, “ela” ganhou estatus de personalidade.

Ou seja. Quer ser estiloso? Mete alpargata. Combina, praticamente, com qualquer roupa e ocasião.  Vai bem na escola, faculdade, um happy hour, uma saída romântica e, dependendo da tua profissão, até no trabalho. Combina muito com calça jeans, de abrigo moletom e de sarja. Com bermuda, um baita casamento, mesmo se for com uma camisa. Particularmente, é uma quebra bem interessante.  

De acordo com a Carol, o produto mais vendido é a alpargata jeans, a básica, de cor escura. Mas tem um modelo que está chegando bem perto dela: a ecológica em tom de verde musgo. Com escritório criativo em Porto Alegre, as inspirações vêm de desfiles internacionais, de viagens e do próprio gosto dos donos.

Em 2018, que tá no comecinho, as apostas em estampas são o xadrez, o camuflado e os florais. Já em cores, o branco, o rosé, o vermelho, o caramelo, o verde militar e o preto vêm com tudo.

Para os consumidores mais conscientes, a Perky, marca que foi criada há seis anos pelo casal Rodrigo (argentino) e Gabriela (gaúcha), possui uma linha sustentável.  “Os produtos de todas as linhas têm preocupação com o meio ambiente. Os solados, mesmo os da linha clássica, são passíveis de serem desmanchados durante o processo produtivo caso ocorra algum equívoco, isso minimiza resíduos. Porém, além disso, os produtos da linha ECO têm matéria-prima 100% reciclada. No solado tem focos de cortiça (rolha) e no tecido tem fibra de garrafa PET e algodão recuperado”, afirma Carol.










E aí? Qual a cor que mais combina com o teu estilo? 

Até a próxima, 

Comentários

Postagens mais visitadas